06 Mayo 2013
dia_da_europa_euroace.jpg

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e o Governo da Extremadura, parceiros na Euroregião (EUROACE), realizaram o Seminário “Pensar a Especialização Inteligente na EUROACE”, no dia 9 de maio, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

O tema escolhido para este evento relaciona-se com a principal aposta da estratégia europeia para 2020: desenvolver uma economia baseada no conhecimento e na inovação. Para isso as regiões foram desafiadas a construir as suas “Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente” (RIS3 - Research and Innovation Strategies for Smart Specialization), enquanto agendas de transformação económica integradas de base local, que partem da identificação das capacidades, competências, vantagens competitivas e potencialidades de excelência de uma região nas cadeias de valor europeias e globais, através de um processo participado, para estabelecerem uma visão sustentada de futuro para o seu território.


Pretende-se com esta iniciativa promover o intercâmbio de informação e experiências entre as regiões da EUROACE, relacionado com o processo de elaboração das respetivas RIS3, lançando as bases para a identificação de sinergias e oportunidades de articulação e colaboração futura. Neste contexto, será ainda apresentado um caso prático de cooperação na área da inovação, centrado na "Rede de Investigação Transfronteiriça Extremadura, Centro e Alentejo (RITECA)".

Consulte o programa aqui (pdf)  

(in www.ccdrc.pt)