20 Diciembre 2016
normal_fundacion-academia-europea-de-yuste.jpeg

O Prémio da Fundação Academia Europeia de Yuste passará a ser anual e está aberto a pessoas, iniciativas, instituições, e projetos que tenham contribuído ao engrandecimento da União Europeia.

As candidaturas deverão ser enviadas até dia 31 de Janeiro de 2017, apresentadas em espanhol ou inglês, e devem contar com o apoio de instituições, entidades, associações, etc… os candidatos devem pertencer ao âmbito dos países da União Europeia, da Associação Europeia de Livre Comércio, de países candidatos à adesão à UE, e devem ainda assegurar a aceitação do prémio assim como a sua presença no ato de entrega do galardão e nas atividades que se organizem ligadas ao prémio.

Nesta próxima edição, o XI Prémio Europeu Carlos V está dotado economicamente com a quantia de 30.000 euros e a cerimónia terá lugar no dia 9 de Maio, Dia da Europa, no Mosteiro de Yuste (Cáceres, Extremadura).

O Prémio Europeu Carlos V, galardão que desde 1995 reconhece o papel desempenhado pelos protagonistas e impulsores do processo de construção europeia, foi criado com o objetivo de premiar o trabalho daquelas pessoas, organizações, projetos ou iniciativas que, com o seu esforço e dedicação tenham contribuído ao conhecimento geral e engrandecimento dos valores culturais, sociais, científicos e históricos da Europa, assim como ao processo de construção e integração europeia.

O Prémio é outorgado pelo Patronato da Fundação Academia Europeia de Yuste sob proposta de um júri formado por personalidades de destacada relevância no âmbito científico, cultural, historiográfico, institucional, académico, social ou político. Na anterior edição o Prémio Europeu Carlos V recaiu na professora Sofia Corradi, impulsora do programa Erasmus.

Duas personalidades portuguesas foram já reconhecidas com este importante prémio como é o caso do ex-presidente Jorge Sampaio ou do anterior Presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso. Outros galardoados foram Jacques Delors, Wilfried Martens, Felipe González, Mijail Gorbachov, Helmut Kohl, Simone Veil, Javier Solana, e Sofia Corradi.

Toda a documentação pode ser enviada por correio eletrónico a premiocarlosv@fundacionyuste.org, por correio certificado, ou ainda poderá ser entregue na própria sede da Fundação Academia Europeia de Yuste.

Mais informação:

http://www.fundacionyuste.org/premio-europeo-carlos-v/convocatoria-2015/