25 Abril 2017
20170425_cartaz_maratona.jpg

Esta semana Portugal celebra o dia da liberdade e na Extremadura estão programadas várias atividades com o país vizinho como protagonista.

Hoje, 25 de abril, tem lugar em Cáceres a XIII edição da Maratona de Leitura em Língua Portuguesa, organizada pelo Centro de Língua Portuguesa da Universidade da Extremadura em Cáceres e com a colaboração do Instituto Municipal da Juventude e do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura.

As leituras estão relacionadas com “Portugal Futurista”, revista que saiu em novembro de 1917 e apreendida após o lançamento e que dá a conhecer o movimento futurista, quer em Portugal quer no resto da Europa. Contém textos dos portugueses Almada-Negreiros, Fernando Pessoa ou Mário de Sá-Carneiro.

No dia 26 de abril duas importantes personalidades da literatura portuguesa visitam Extremadura.

A primeira delas é Teolinda Gersão, que participa na Feira do Livro de Cáceres (18h30, Passeio de Cánovas) e que apresenta o livro "Prantos, amores e outros desvarios".

Na Praça Maior de Plasencia, às 18h00 e também no âmbito da Feira do Livro dessa cidade, o protagonista é o escritor, poeta e ensaísta Nuno Júdice.

 

Nuno Júdice