Apresentação de Livro “Os Conceitos de Velho e Novo nos Manifestos e textos doutrinários do Primeiro Modernismo Português e da Vanguarda Histórica Espanhola (1912-1925)"

 

No próximo dia 22 de Fevereiro, pelas 17.30h, na Galeria da CCDR Alentejo, o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças Alentejo, Centro e Extremadura de Évora vai proceder à apresentação pública do livro “Os Conceitos de Velho e Novo nos Manifestos e textos doutrinários do Primeiro Modernismo Português e da Vanguarda Histórica Espanhola (1912-1925), pelo seu autor, mestre Eduardo Belo Fonseca Gonçalves Rodrigues dos Santos.

Segundo refere António Saez Delgado, docente da Universidade de Évora, no Prefácio, a obra (...) “Trata-se de um estudo sério, rigoroso e original que revela as coincidências, os paralelismos e as dissonâncias existentes entre os textos programáticos dos autores vinculados ao Modernismo e à Vanguarda. A perspectiva comparatista deste estudo permite ao seu autor chegar a interessantes conclusões, através da análise de um vasto corpus de textos teóricos, que mostra como o xadrez da Península Ibérica foi por aquela altura um espaço com bastantes pontos em comum. (...).

A GIT ACE congratula-se de poder participar na edição e na apresentação deste livro, o qual ficará, a partir da referida data da apresentação, disponível para consulta pública na Biblioteca da CCDR Alentejo.