24 February 2012
coimbra_e_evora.jpeg

 Coimbra e Évora partilham este ano o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para a Melhor Programação Cultural Autárquica de 2011, galardão que será atribuído no dia 27, no Centro Cultural de Belém.

"O reconhecimento de uma instituição de grande prestígio, como a SPA simboliza quase um 'selo de qualidade' da nossa programação cultural", disse à Lusa Maria José Santos, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Coimbra (PSD).

Responsável pela candidatura ao prémio, a vereadora considera que o galardão reforça a "autoconfiança e autoestima" do departamento de Cultura da autarquia que, em 2011m comemorou os 900 anos do foral concedido à cidade pelo Conde D. Henrique e D. Teresa.

"Tínhamos a responsabilidade de celebrar esta baliza cronológica emblemática (1111-2011) e fizemo-lo com rara atenção e exigência", afirmou Maria José Santos, realçando as "muito mais de uma centena de ações" realizadas ao longo do ano, diretamente pela autarquia ou por outras instituições apoiadas pela câmara.

As celebrações que se desenvolveram em todos os campos artísticos tiveram como pontos altos eventos como o Festival das Artes, que levou à cidade eventos no campo das artes plásticas, escultura, teatro, música e literatura, entre outras.

No caso de Évora, a programação cultural que levou a autarquia a candidatar-se ao prémio esteve, em 2011, fortemente ligada à comemoração dos 25 anos da classificação do Centro Histórico da cidade como Património Mundial da Humanidade.

"O nosso desígnio foi dar vida ao património edificado que temos, promovendo atividades nos núcleos museológico e monumentos", explicou à Lusa Cláudia Pereira, vereadora da cultura na câmara de Évora.

A par com os espetáculos do circuito nacional que ao longo do ano passaram pela cidade, a programação da autarquia reconhecida desde 2001 como "cidade educadora", continuou este ano a aposta na formação de públicos, incentivando a visita a monumentos, através da do programa "Évora percursos e memórias".

"São 25 monumentos em volta dos quais há lendas, que começaram a ser visitados no âmbito de rotas criadas" e que resultaram num significativo aumento de público.

Com 11.521 visitantes, o Palácio D. Manuel encabeça a lista dos mais visitados, mas, são ainda exemplos desse aumento o Núcleo Museológico da Casa da Balança (com 5512 visitantes) ou a central elevatória de águas, visitada por 4702 pessoas.

Resultados que terão contribuído para a distinção da SPA e que a vereadora considera "um estímulo para os serviços da autarquia e para todas as instituições e agentes culturais" que espera, "ganhem ainda mais visibilidade com este prémio".

O prémio vai ser entregue às duas autarquias na III Gala do Prémio Autores, que correrá no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no próximo dia 27.

(In www.dn.pt/inicio/artes/interior)