25 May 2012
untitled2.gif

Os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, juntam-se mais uma vez na Festa Ibérica da Olaria e do Barro. A décima oitava edição deste certame vai decorrer entre os dias 25 e 27 de maio em Salvatierra de los Barros, uma organização da Asociación de Alfareros de Salvatierra de los Barros em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Corval.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística de uma importante manifestação artística e artesanal: a olaria. Organizada em anos alternados em cada município, com esta iniciativa pretende-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

Nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro vão participar 58 olarias. O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval vai estar representado com 19 olarias e Salvatierra de los Barros terá 17 participantes no certame. Oriundos de Portugal vão estar também presentes oleiros e ceramistas de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Queluz, enquanto de Espanha haverá igualmente participantes de Almeria, Ciudad Real, Cantabria, Badajoz, Toledo, Murcia, Zamora, Salamanca, Cordoba e Valencia.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é inaugurada no dia 25 de maio, às 11h, seguindo-se uma hora mais tarde a apresentação de uma talha com quatro metros de altura, produto do trabalho de 16 artesãos durante dois meses, que utilizaram técnicas inovadoras nesta peça que ficará colocada na entrada de Salvatierra de los Barros como símbolo da industria oleira desta vila espanhola. O programa do certame integra ainda demonstrações ao vivo de produção de peças de olaria, espetáculos musicais do Grupo de Sevilhanas de Salvatierra de los Barros e da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, mas também conferências sobre a temática da olaria.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro surgiu em 1995 na sequência de um protocolo estabelecido entre o Município de Reguengos de Monsaraz e o Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros. Em cada edição do certame participam muitas dezenas de olarias de Portugal e de Espanha, num verdadeiro encontro ibérico de povos, de culturas e de cooperação transfronteiriça.