20 May 2011
ciclo-de-teatro-para-infancia-e-juventude1-300x260.jpg

O programa “ Artista do Douro” vai reunir hoje em Vila Nova de Foz Côa mais de 200 alunos provenientes nove centros educativos do Douro Internacional, numa acção em que as artes cénicas são o ponto comum.
Em declarações à agência Lusa, o director geral do AECT-Duero/Douro, José Luís Pascual, disse que a iniciativa tem por missão incrementar o convívio entre as crianças e jovens de ambos os lados da fronteira”.
A iniciativa parte do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial -Duero/ Douro (AECT) sedeado na localidade espanhola de Trabanca, entidade que agrega mais de 180 organismos e localidades portuguesas e espanholas.
O programa “ Artistas do Douro” foi desenhado para alunos do ensino primário e secundário oriundos de escolas da região transfronteiriça.
“Este ano a acção, que vai já no seu segundo ano, está mais fortalecida já que houve um aumento das pessoas envolvidas, estimando-se que neste ano participem mais de 200 crianças e jovens até aos 16 anos”, considerou o responsável.
Os professores e alunos começaram os preparativos e ensaios da peças teatrais a apresentar em palco, no passado mês de Janeiro.
“O programa que orienta os “ Artistas do Douro” vem demonstrar a relevância que o teatro pode ter na educação, dado que permite aos alunos envolvidos, desenvolver as suas habilidades de socialização, criatividade, coordenar e ampliar o léxico”, sustentou José Luís Pascual.
No guião de cada trabalho apresentando poderão estar reflectidos aspectos como as tradições de cada país, convívio intercultural e factos que relatem a união entres as várias regiões envolvidas.
Presentes na iniciativa estarão presentes escolas e jardins de infância de Mogadouro, Vimioso, Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa, do lado português.
Do lado espanhol marcaram presença alunos de Bermillo de Sayago (Zamora), Vitigudino (Salamanca) e Alcanices (Aliste).
No final a escola vencedora receberá um cheque no valor de 500 euros o qual será reconvertido em material didáctico.
O AECT Duero/Douro para além do programa “ Artistas do Douro”, está a desenvolver um outro programa de intercâmbio escolar que permite a actividades em torno da leitura e da escrita e que da pelo nome temático “ Conhecendo-nos”.
(in Terras da Beira)