Ovibeja abre portas para mostrar "todo o Alentejo deste mundo"

O Ano Internacional das Florestas é o tema central da 28ª edição da Ovibeja, a maior feira agro-pecuária do sul do país, que arranca esta quarta-feira, 4, "imune à crise" e com mais de mil expositores para mostrar "todo o Alentejo deste mundo".
   A feira, organizada pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS), vai decorrer até domingo, 8, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
   "Perspextiva-se mais uma grande feira. A Ovibeja está completamente cheia e vai decorrer imune à crise", disse à Agência Lusa o presidente da ACOS, Manuel Castro e Brito, referindo que o certame conta com "mais de mil expositores".
   Para assinalar o Ano Internacional das Florestas, a alameda central da Ovibeja vai transforma-se numa "Floresta para Todos", através de uma exposição temática e interactiva dedicada ao sector. Conteúdos multimédia, workshops e experiências científicas para todos, mas sobretudo para os mais novos, são algumas das ofertas ao dispor do visitante para melhor apreender o valor da floresta.
   A Ovibeja vai ser destino incontornável de uma "romaria" de políticos, entre líderes partidários e governantes, sobretudo na edição deste ano, marcada pelo clima de pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas do próximo dia 05 de Junho.
   Nesse sentido, estão confirmadas as passagens por Beja de Francisco Louçã (Bloco de Esquerda) e Jerónimo de Sousa (PCP) na quinta-feira, 5; de Paulo Portas (CDS-PP) e Pedro Passos Coelho (PSD) no sábado, 7; e do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no domingo, 8.
   Pela Ovibeja vão também passar o ministro da Agricultura, António Serrano, e, muito provavelmente, o primeiro-ministro José Sócrates.
   O certame vai ser também palco de vários colóquios sobre assuntos que marcam "o mundo agrícola", como a gestão e as novas culturas decorrentes do regadio do Alqueva, o orçamento da União Europeia e a Política Agrícola Comum (PAC) após 2013, as estratégias para a valorização do azeite e o sector florestal.
   No sábado serão entregues os prémios do primeiro Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra "Prémio Ovibeja", que contou com a participação de 40 azeites de todas as regiões produtoras nacionais e mais de 20 por cento dos concorrentes são internacionais.
   Também no sábado, a Praça de Touros "Varela Crujo" será palco da 15ª Corrida de Touros Ovibeja, com seis touros da Ganadaria António Silva, que serão lidados pelos cavaleiros Tito Semedo, Sónia Matias e João Moura Caetano e pegados pelos forcados amadores de Moura, Cascais e Beja.
   A segunda edição da Mostra de Petiscos Tradicionais do Alentejo, exposições, concursos, e leilões de gado, garraiadas, demonstrações cinotécnicas e equestres, comércio de produtos tradicionais, gastronomia, provas desportivas, artesanato e exposições de empresas e instituições são outras ofertas do certame.
   Quanto à "banda sonora" para animar as "ovinoites", os destaques deste ano vão paras as actuações dos Expensive Soul (quinta-feira), BuraKa Som Sistema (sexta-feira) e Xutos & Pontapés (sábado).

In Correio do Alentejo