Portalegre entrou na Rota das Catedrais

 

Lisboa, 28 abr 2011 (Ecclesia) – A Sé de Portalegre passa a integrar o número de monumentos abrangidos pela “Rota das Catedrais”, um projeto do Governo e da Igreja Católica que prevê a requalificação e valorização deste tipo de património nacional.

A oficialização do acordo foi feita esta quinta-feira, naquela cidade entre a Direção Regional da Cultura do Alentejo, o Ministério da Cultura, a Conferência Episcopal e a Fundação Robinson no âmbito da Rede Cultural e Rota das Catedrais referente à candidatura «Rede de Património de Portalegre: Edificado, Móvel e Imaterial – 2ª fase – QREN Eixo 3» - refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para assinarem este protocolo estiveram presentes, o Secretário de Estado da Cultura Elísio Summavielle, a Diretora Regional da Cultura Aurora Carapinha, o Bispo de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Eugénio Fernandes Dias e o Cónego Bonifácio. Este ato contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, José Fernando da Mata Cáceres e a Presidente da Fundação Robinson, Adelaide Teixeira.

Este protocolo visa a “salvaguarda, valorização e animação do património com especial ênfase para a Sé de Portalegre de forma a fazer face às patologias emergentes que o edifício possui”.

“Irá ser adiantada por parte da Direção Regional da Cultura uma verba inicial para se proceder à urgente reabilitação e consolidação das naves laterais do edifício que tem uma importante valia histórica e artística” – lê-se no comunicado.

LFS

Acordo de salvaguarda e valorização foi assinado a 28 Abril 2011