Seminário Final do Observatório Territorial e Ambiental Alentejo-Extremadura – OTALEX II

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) promove no próximo dia 5 de Maio de 2011, no auditório da CCDR Alentejo, o Seminário Final do Observatório Territorial e Ambiental Alentejo-Extremadura - OTALEX II, com vista à divulgação dos resultados obtidos pelos diversos grupos de trabalho: Cartografia e Cadastro, Indicadores e WEBGIS.

Este é um projecto, co-financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP), que pretende reforçar das relações de cooperação entre o Alentejo (Portugal) e a Extremadura (Espanha).

Constituído por uma ampla parceria, na qual a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central assume o papel de beneficiário principal, o projecto OTALEX II tem como sócios a Dirección General de Ordenación del Territorio e Urbanismo, da Junta de Extremadura, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, a O.A. Area de Igualdad e Desarrollo Local, da Diputación de Badajoz, o Centro Nacional de Información Geográfica, a Universidade de Évora e a Universidad de Extremadura, e ainda, como observadores o Instituto Geográfico Português, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva - EDIA, S.A..

O projecto tem como objectivos a consolidação e desenvolvimento de novos serviços na IDE_OTALEX, o desenvolvimento de um sistema de gestão e monitorização ambiental, e a promoção da utilização da IDE-OTALEX (www.ideotalex.eu), entre as administrações de diferentes níveis (nacional, regional e local), empresas e cidadãos em geral, com interesses em matéria de ordenamento e de sustentabilidade do território.

Aliada à apresentação de resultados do Projecto OTALEX II, irá realizar-se no dia 6 de Maio, a reunião da Red de Observatórios de la Sostentabilidad en Espanha (OSE), na qual irão participar 12 Observatórios da Rede, entre os quais estará representado o OTALEX (http://www.sostenibilidad-es.org).

Para inscrições e mais informações: http://www.cimac.pt