Maratona de Leitura. Escritoras de Língua Portuguesa

Fecha: 
5 Mayo, 2021 - 10:00 - 21:00
Descripción: 

 

O Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura organiza, no próximo dia 5 de maio, por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, mais uma edição da Maratona de Leitura em Português que, este ano, volta a assumir exclusivamente o formato virtual.

A Maratona contará com a habitual colaboração das várias instituições que lecionam português na Extremadura, às quais se somam todas as instituições e pessoas (independentemente da sua geografia) que queiram participar.

Escritoras de Língua Portuguesa” é o tema da edição da Maratona de Leitura em Português 2021. Procuramos dar voz às escritoras e deste modo contribuir ativamente para o empoderamento das mulheres (Agenda 2030, ODS 5) e para o desenvolvimento sustentável da lusofonia. As questões de género na literatura têm sido abordadas sob diversas perspectivas, porém esta iniciativa anual assume-se naturalmente descomprometida do ponto de vista teórico, na medida em que o principal objetivo é fomentar a leitura em língua portuguesa em qualquer idade, destacando, em cada edição, um dos múltiplos olhares que as literaturas em língua portuguesa oferecem aos seus leitores.

A amplitude temática convoca a esta edição leituras dos vários cantos do mundo e de diferentes épocas, como Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Teolinda Gersão, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Ana Luísa Amaral, Odete Semedo, Alda do Espírito Santo, Manuela Margarido, Conceição Lima, Olinda Beja, Orlanda Amarílis, Dina Salústio, Margarida Mascarenhas, Ana Paula Tavares, Noémia de Souza, Paulina Chiziane, Djaimilia Pereira de Almeida, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado, Adriana Lisboa.

 A participação virtual pode ser feita por qualquer entidade que deseje participar, devendo consultar-se a informação disponibilizada em http://centrolenguaportuguesacc.blogspot.com/2021/02/maratona-de-leitura-em-portugues-2021.html

A Maratona decorrerá nas redes sociais do CLP/C na Uex.