04 Julio 2012
untitled.gif

 

O Município de Reguengos de Monsaraz integra o projeto transfronteiriço “Fenix Raíces – Red transfronteriza de Espacios Aceleradores Innovadores de Crecimiento Empresarial y Social centrados en las personas”, através do qual candidatou aos fundos comunitarios a Festa Ibérica da Olaria e do Barro que se vai realizar no próximo ano em S. Pedro do Corval, considerado o maior centro oleiro de Portugal. Neste projeto, que prevê investimentos culturais e turísticos de valor superior a 1,8 milhões de euros, participam também a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, as autarquías espanholas de Almendralejo, Los Santos de Maimona, Zafra e Trujillos, a Fundación Los Santos de Maimona, a Fundación Centro Tecnológico Industrial de Extremadura, a Fundación Cáceres Capital e a associação Clúster del Conocimiento.

Com esta candidatura apresentada ao Programa Operacional de Cooperacão Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 – 3ª Convocatória, a Festa Ibérica da Olaria e do Barro poderá obter um cofinanciamento de 75 por cento FEDER para um investimento total de 100 mil euros. Os objetivos do projeto transfronteiriço são dinamizar os espaços sociais, a criação de atividade económica e emprego e a implementação de inovação social e cultural centrada nas pessoas.

A execução do projeto articula-se em quatro áreas de ação conjuntas, nomeadamente  a promoção e valorização dos setores produtivos emergentes da zona de cooperação, a responsabilidade social e a competitividade empresarial, a reanimação de espaços únicos inovadores e as tecnologias de informação e comunicação. Desta forma pretende-se impulsionar, fortalecer e ampliar a rede de inovação económica centrada nas pessoas, proporcionando através de formação inovadora para o emprego o crescimento empresarial e social.

 In Portal Alentejano - Tudobem