13 Mayo 2019
cartel_portugal_2019_-_copia.jpg

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que preside à Eurorregião EUROACE, numa iniciativa conjunta com a CCDR Alentejo e a Junta de Extremadura, as Direções de Serviço Regionais do Centro e do Alentejo da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGESTE), a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Fábrica da Criatividade, celebrou no passado 10 de maio, em Castelo Branco, o dia da Europa na Eurorregião EUROACE.

No ano em que se comemora o décimo aniversário desta Comunidade de Trabalho, o Dia da Europa na EUROACE é um espaço de encontro, conhecimento e intercâmbio de experiências entre as camadas mais jovens desta Eurorregião. O objetivo é contribuir para o envolvimento e sensibilização dos mais jovens na construção da União Europeia e na manutenção dos seus valores, constituindo-se eles próprios responsáveis pela caracterização da efeméride, animando as celebrações com a sua juventude, numa partilha de saberes, culturas e a sua visão da Europa e da Cooperação Transfronteiriça na EUROACE.

Com este propósito foram envolvidos cerca de 200 jovens, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, provenientes de seis Escolas das três regiões, Escolas Secundárias de Ponte de Sor, S. Lourenço de Portalegre, Quinta das Palmeiras da Covilhã e IES Sierra de Santa Barbara de Plasencia, Escola Profissional do Fundão e Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, e de dois Conservatórios, Regional de Castelo Branco e Profissional de Música "García Matos" de Plasencia.

O Programa contou com a realização de nove ateliers: Danças Tradicionais, Dança Contemporânea, Gravura, Serigrafia, Estúdio de Fotografia, Photoshop, Mostra Gastronómica, Confeção de Cocktails de frutas e de Crepes, elaboração de um Mural e de Postais do Dia da Europa. Houve um momento musical com a Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Castelo Branco, Direção de Bruno Cândido e com o coro do Conservatório Profissional de Música "García Matos" de Plasencia.