Curso de Aperfeiçoamento de Espanhol, de 2 de Novembro a 14 de Dezembro, CCDR Alentejo, Évora

Terminou no dia 14 de Dezembro mais uma acção formativa no âmbito da língua castelhana. 

Tratou-se de um curso de aperfeiçoamento organizado e financiado pela CCDR Alentejo / Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e contou com a participação de 20 formandos oriundos dos stakeholders regionais da cooperação transfronteiriça no âmbito da Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE).

O curso foi ministrado por dois professores da Universidade de Évora, originários de Espanha, Antonio Saez Delgado e Susana Gil Llinas, tendo sido constituído por duas vertentes: gramatical e práticas de oralidade.

No último dia, cada formando apresentou um trabalho final de tema livre, em espanhol, procurando evidenciar o nível de aprendizagem que o curso lhe proporcionou.

De acordo com a avaliação global produzida por formadores e formandos, podemos afirmar que se tratou de mais uma acção de sucesso.

Assim, pretende-se voltar a realizar, já no próximo ano, mais acções formativas desta natureza, no âmbito das eurorregiões, quer de forma directa, quer através de colaboração com entidades regionais parceiras que se proponham fazê-lo.

Estas iniciativas visam essencialmente permitir ao maior número possível de dirigentes, técnicos, colaboradores e demais associados à cooperação transfronteiriça a aprendizagem e o aperfeiçoamento da língua de “nuestros hermanos”, como forma de relançar e reforçar relações de trabalho, parcerias de projectos e mesmo laços de amizade, que se vão fomentando e desenvolvendo entre os povos dos dois países, nomeadamente ao nível das regiões envolvidas, como o Alentejo, a Extremadura espanhola e a Andaluzia.