10 Mayo 2011
cursos_de_verano.jpg

A Facultad de Formación del Profesorado da Universidade da Extremadura organizará em Cáceres, entre 6 e 8 de julho,  o curso intitulado La enseñanza del español y del portugués en la EUROACE, patrocinado pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças  (GIT) da Junta da Extremadura. Neste curso monográfico pretende-se abordar a situação da questão do ensino do espanhol no Alentejo e na Região Centro, assim como o ensino do português na Extremadura, sob um ponto de vista educativo e didático. Neste Curso Internacional de Verão, que tem sofrido um aumento significativo da procura nos últimos anos, esta temática será analisada num momento-chave da difusão de ambos os idiomas nos respetivos sistemas educativos.

O curso conta com o apoio e a participação de entidades de notória relevância  neste âmbito, tais como o Instituto Cervantes, o Instituto Camões, a Associação de Professores de Português da Extremadura (APPEX), a direção de Cursos de Espanhol para Estrangeiros da Universidade de Évora, o Instituto Giner de los Ríos, de Lisboa, as Escolas Oficiais de Idiomas de Extremadura, etc..

De entre os especialistas presentes, encontram-se pessoas com uma estreita ligação às áreas de ensino do espanhol e do português, como é o caso de António Ricardo Mira (Universidade de Évora), José Mª. Martín Valenzuela (Instituto Cervantes de Lisboa), Teresa Jorge Ferreira (Instituto Camões), Paula Ferreira da Silva (Associação de Professores de Português da Extremadura, APPEX), Ângela Balça e Paulo Costa (Mestrado de Espanhol para Estrangeiros da Universidade de Évora), Carmen Rojas (Instituto Giner de los Ríos, de Lisboa), Malén Álvarez (docente do Mestrado de Português da Universidade da Extremadura), Juan Carrasco González (docente de Português da Universidade da Extremadura),  Agustín Barrientos (Cursos de Espanhol para Estrangeiros da Universidade da Extremadura), Antonio Pantoja Chávez (Coordenador do Mestrado Universitário em Formação de Português dos Ensinos Básico e Secundário) e  Antonio Sáez Delgado (Universidade de Évora), entre outros.

No sítio da Universidade da Extremadura encontra-se disponível informação mais detalhada sobre este prestigiado curso. O prazo para pré-inscrições decorrerá entre 4 e 27 de maio, sendo que todos os cursos  possuem um número limitado de vagas, a serem rigorosamente preenchidas por ordem de inscrição. Por sua vez, o prazo de formalização de matrícula será de 6 a 21 de junho, permanecendo aberto até à véspera do início do curso, na eventualidade de haver vagas sobrantes.