07 Mayo 2012
dsc_0706.jpg

O Vice-Presidente da CCDRAlentejo, Roberto Grilo, recebeu ontem, 3/5/2012,  uma delegação latinoamericana que se deslocou à Europa, numa organização liderada pela ARFE- Associação de Regiões Fronteiriças Europeias-,  em missão de intercâmbio subvencionada pela DG Régio da Comissão Europeia no âmbito do diálogo UE-Chile sobre Política Regional.

O secretário-geral da ARFE, Martin Guillermo Ramirez, agradeceu a colaboração do Alentejo na organização deste programa, que visa mostrar boas práticas de cooperação transfronteiriça e exemplos de parcerias pioneiras nas relações entre Portugal e Espanha.

Na jornada de trabalho, realizada em Évora, a comitiva Latino Americana, composta por representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, conheceu a realidade política e a estrutura administrativa de Portugal, apresentada por Manuel David, Director de Serviços de Apoio Jurídico e Administração Local, conheceu as várias gerações dos Programas de apoio à Cooperação Transfronteiriça, INTERREG e POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, apresentados pela Coordenadora Regional do POCTEP, Lina Jan, e conheceu ainda projectos, estruturas e estratégias de cooperação transfronteiriças, no âmbito da EUROACE e EUROAAA, apresentados pelo Chefe de Divisão da Cooperação Inter-Regional, Paulo Silva.

A Delegação Latino-Americana teve no dia anterior uma primeira jornada de trabalho realizada na Extremadura, durante a qual a comitiva teve a oportunidade de conhecer a realidade politica e constitucional de Espanha, o trabalho do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, a eurorregião EUROACE e a cooperação internacional promovida por aquela Comunidade Autónoma. Tiveram ainda oportunidade de conhecer projectos como o Hidronatura, da Universidade de Extremadura e o funcionamento do programa POCTEP, que lhes foi apresentado pela Directora do Secretariado Técnico Conjunto, Elena de Miguel.

No terceiro dia da visita os participantes irão conhecer os projectos RITECA (Rede de Investigação Transfronteiriça da Extremadura, Centro, Alentejo) e OTALEX (Observatório Ambiental Territorial Alentejo, Extremadura Centro), após uma visita ao Parque Tejo Internacional, bem como as experiências de Rede Extremenha de Desenvolvimento Rural (REDEX).

Esta programação visou essencialmente a troca de informações e boas práticas sobre a política de coesão preconizada pela União Europeia, mas deixou também em aberto a possibilidade do Alentejo e da Extremadura colaborarem e cooperarem, em diversas áreas e matérias, com os 4 países envolvidos.

Esta programação ficará completa com a visita da delegação a um outro espaço europeu transfronteiriço, entre Espanha, França e Andorra, a Comunidade de Trabalho dos Pirinéus.