19 Enero 2012
jf_18_jan_2012.jpg

Câmara de Idanha-a-Nova já entregou 140 hectares para cultivo, mas há muitos mais para arrendar. Sucesso está a atrair estrangeiros. Polacos e japoneses interessados

SÃO quase todos fora da região, sem ligações familiares à Beira, mas em comum têm a vontade de trabalhar a terra. Treze agricultores responderam à chamada do município de Idanha-a-Nova que disponibiliza áreas de terreno para cultivo numa herdade de quase 600 hectares arrendada ao Ministério da Agricultura. Os últimos nove contratos foram assinados esta segunda-feira na Câmara de Idanha-a-Nova. Estão assim entregues 140 hectares de terreno na Várzea a 13 agricultores que recebem terrenos para avançarem com projectos agrícolas próprios. Este projecto, que funciona como Incubadora de Empresas de Base Rural, nasceu de um protocolo que envolve a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), a Câmara de Idanha-a-Nova e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da Escola Superior Agrária.

A iniciativa, inédita a nível nacional, consiste na atribuição de parcelas de terreno para fins agrícolas a jovens agricultores ou que queiram iniciar actividade no sector.

Todo o artigo na edição semanal.

Por: Célia Domingues in Jornal do Fundão (18 Jan 2012)