13 Julio 2018
20181121_logo_congreso_iberico_montado.jpg

O III Congresso Ibérico da Dehesa e o Montado será realizado nos dias 20 e 21 de novembro em Badajoz. Esta é a terceira edição de um fórum que reúne gestores, proprietários, empresas, associações, pesquisadores e entidades ligadas a esse ecossistema. Seu objetivo é refletir sobre a situação que está sendo experimentada pela montado Português e a Dehesa, respondendo às questões que influenciam negativamente a sua conservação, mas também enfatizando seu importante valor econômico e ambiental.

O encontro é organizado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX), Consejería de Medio Ambiente y Rural, Políticas Agrarias y Territorio do Governo Regional da Extremadura; Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio do Governo Regional da Andaluzia, Consejería de Agricultura, Pesca  y Desarrollo Rural do Governo Regional da Andaluzia, Agencia de Gestión Agraria y Pesquera de Andaluzia (AGAPA), ADENEX, Federación Española de la Dehesa (FEDEHESA), Universidade de Extremadura, Universidade de Córdoba, Extremadura AVANTE, Gestiona Global, INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Universidade de Évora.

O congresso será estruturado em cinco blocos temáticos. Por um lado, os especialistas abordarão a sustentabilidade ambiental do montado, destacando os efeitos positivos que esse ecossistema exerce sobre o meio ambiente. Entre outros, ajuda a prevenir a erosão do solo e mitigar o cambio climático. Mas também discutirá sua viabilidade econômica, essencial para sua sobrevivência. A sustentabilidade de seus usos será analisada: pecuária, cortiça, lenha, carvão, turismo, caça, etc.

Além disso, não têm lugar neste encontro outras questões como a I & D + i no montado, materializada na criação de novos produtos e a aplicação de novas tecnologias; sua importância do ponto de vista cultural, e, finalmente, a necessidade de estabelecer uma normativa única que reflete as peculiaridades deste ecossistema e tratamento diferenciado na Política Agrícola Comum.

Terceira edição

O Congresso Ibérico da Dehesa e o Montado realiza-se pela terceira vez em Badajoz, dada a sua localização geográfica estratégica em relação a Portugal. A primeira edição deste encontro, realizado em 2013, abordou a necessidade de tomar medidas para manter a rentabilidade e conservação do montado, entre outras questões. A segunda edição teve lugar em 2015. Seu principal objetivo era mostrar progressos em inovação em várias áreas do montado, da produção à comercialização dos seus produtos.

Entre os conferencistas estavam especialistas de universidades, administrações, empresas, federações e associações da fileira e centros de investigação dos dois lados da fronteira. Em cada uma das edições se reuniram mais de 350 congressistas.

 

Projeto PRODEHESA-MONTADO

Este fórum é organizado no âmbito do projecto de cooperação transfronteiriça PRODEHESA-MONTADO (Valorização Integral do Montado e a Dehesa), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa INTERREG V-A Portugal - Espanha (POCTEP) 2014 -2020.

16 entidades da Extremadura, Andaluzia e Portugal estão a trabalhar neste projecto, coordenado pelo CICYTEX, com o objectivo de implementar as ações necessárias para valorizar ambiental e economicamente o montado de uma perspectiva sustentável. Essas ações são: a adaptação do marco normativo que atualmente afeta a esse ecossistema, valorização ambiental do montado-dehesa, identificação e transferência de inovação para a produção e gestão de produtos, e valorização e marketing.

Espanha e Portugal juntam-se neste projecto cooperativo, otimizando os recursos disponíveis em ambos os países para enfrentar mais eficazmente os problemas comuns que ameaçam a sobrevivência dos montados e dehesas, mas também para realçar o seu valor natural e cultural único.

PRODEHESA-MONTADO tem um orçamento de 3.417.000 euros e um período de execução de três anos.

Web III Congresso Ibérico da Dehesa e o Montado