III Encontro Ibero Americano de Turismo Rural

Ao longo de vários dias - 28, 29 e 30 de Outubro -  Évora e - 30 e 31 Outubro - Mérida,  vão receber mais de 200 pessoas, de 13 países Latino-Americanos.

Argentina, Panamá, Bolívia, Costa Rica, Portugal, Nicarágua, Cuba, Brasil, Uruguai, Honduras, Colômbia, Guatemala e Espanha são os países representados neste terceiro encontro que é organizado no âmbito da Estratégia Ibero Americana de Turismo Rural.

Refira-se que esta estratégia surge de uma preocupação das entidades constituintes sobre a necessidade da preservação e valorização dos recursos endógenos dos territórios de países aderentes, nomeadamente no que toca às paisagens, biodiversidade, património cultural e as suas gentes.

Assim sendo, o Turismo Rural apresenta-se como um instrumento estrutural fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável das regiões valorizando economicamente os seus recursos, garantindo um ambiente mais protegido e criando empoderamento nas comunidades e espaço rural.

A Estratégia Ibero-Americana de Turismo Rural, é atualmente subscrita por mais de 100 entidades pertencentes a 16 países do espaço ibero-americano, abrange um conjunto de 9 eixos, onde se pode encontrar a promoção do conhecimento, a capacitação e formação, a promoção da cooperação multissectorial intercontinental, a promoção e comercialização de produtos turísticos e a realização de um Livro Branco no sector.

Este terceiro encontro que é promovido pela Associação de Alentejo de Excelência  Portugal,  Fundação Cidadania de Espanha  e Fundação Alternativa Panamá conta também com a colaboração de diferentes instituições, organizações, empresas Ibéricas e INTERREG V-A / POCTEP / EuroAce / CCDRA/GIT.

Ainda é possível, inscrever-se para este encontro de forma gratuita em:  
2018.turismoruraliberoamerica.com/inscripciones