10 Mayo 2012
via_verde.jpg

A interoperabilidade entre a Via Verde e os sistemas idênticos dos espanhóis deverá ser testada nos próximos meses.

A interoperabilidade entre a Via Verde e os sistemas automáticos de pagamento de portagens que funcionam em Espanha está em condições de arrancar até ao final do ano. O Diário Económico sabe que os responsáveis da Via Verde, controlada pela Brisa, e das quatro entidades congéneres do lado espanhol deverão assinar nos próximos dias um memorando de entendimento no sentido de concretizar a antiga ambição dos condutores dos dois lados da fronteira de poderem pagar portagens, com os respectivos sistemas electrónicos de cobrança, sem terem de comprar outros dispositivos ou recorrer a outros sistemas de pagamento, como continua a acontecer após quase duas décadas de esforços infrutíferos para a compatibilidade.
O acordo prevê que a interoperabilidade entre a Via Verde e os sistemas equivalentes de pagamento de portagem electrónica do lado de Espanha comece a ser testada, de forma faseada, até ao final do ano. Numa primeira fase, está previsto que o sistema seja testado pelos condutores espanhóis em viagem a Portugal, sendo depois alargados aos portugueses que se desloquem a Espanha.
Contactada pelo Diário Económico, fonte oficial da Via Verde admite que "estamos a trabalhar no projecto da interoperabilidade entre portugueses e espanhóis [entre a Via Verde e os sistemas equivalentes em Espanha]". Mas não quis comprometer-se com prazos para o arranque do projecto.
Esta é uma das questões que estará hoje em cima da mesa na Cimeira Ibérica, que terá lugar no Porto, sendo possível que a assinatura do acordo para a compatibilidade da Via Verde em Espanha e dos sistemas espanhóis idênticos em Portugal seja anunciada oficialmente neste encontro.

 (in Diário Económico)