28 Febrero 2012
ubi_edificio.jpg

 O pavimento que capta a energia libertada pelo movimento de pessoas e a converte em energia eléctrica vai, finalmente, ser aplicado. Ao fim de mais de dois anos de investigação e vários testes, o primeiro cliente oficial de Francisco Duarte e Filipe Casimiro, dois antigos alunos da UBI – Universidade da Beira Interior, será uma discoteca no Porto.

A entrada no mercado do projeto Waynergy People acontece dentro de dois meses quando for inaugurado o espaço noturno na cidade do Porto. Com o sistema inovador desenvolvido na UBI, os passos de dança vão ser transformados em energia suficiente para iluminar a discoteca. (OUVIR REPORTAGEM Rádio JF)

O projeto Waynergy People foi o grande vencedor da sessão de encerramento do CEBT IBÉRICO 2011 - Competências Empreendedoras de Base Tecnológica. O plano de negócio foi considerado o melhor dos 23 apresentados por equipas da UBI, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra. O resultado de 18 meses de formação foi apresentado ontem na Covilhã e o balanço é muito positivo, diz Maria José Silva, coordenadora do curso na UBI. Para além das três universidades da Região Centro, este ano o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológicade conta com a participação de quatro universidades espanholas: Universidad de León y la Empresa, Universidad de Salamanca, Universidad de Valladolid e Universidad Pontificia de Salamanca. Desde 2005, foram criadas na Região Centro dez empresas, sete estão em fase de arranque e sete outras ideias foram adquiridas por empresas já estabelecidas.

(In www.jornaldofundao.pt)