30 September 2011
hidranatura.jpg

As Universidades da Extremadura e Évora e o Instituto Politécnico de Leiria apresentam hoje, dia 30 de Setembro, o seu projecto conjunto “Hidranatura – Campus de Excelência Internacional na Gestão Eficiente dos Recursos Hidronaturais”, numa sessão de trabalho que terá lugar na sede da Fundação San Benito de Alcántara, em Cáceres (Espanha).

Na jornada estarão presentes, entre outras autoridades, o reitor da Universidade da Extremadura, Segundo Píriz; o vice-reitor da Universidade de Évora, Manuel Cancela D’Abreu; e o presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Nuno Mangas Pereira.

O projecto Hidranatura (www.hidranatura.com) pretende ser uma referência internacional na investigação, desenvolvimento, gestão e exploração dos recursos hídricos e criar uma rede académica, científica e inovadora com instituições, especialistas e empresas de Portugal e Espanha.

 

Sessão de trabalho

Organiza: Universidade da Extremadura

Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011

Local: Fundação San Benito de Alcántara (Cáceres) (www.fundacionsanbenito.com)

09h00: Inauguração da jornada

  • Antonio Sáenz de Miera, Director da Fundação San Benito
  • Manuel Cancela D’Abreu, Vice-Reitor da Universidade de Évora
  • Nuno Mangas Pereira, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria
  • Javier Hierro, Director-Geral de Universidades e Investigação do Governo regional da Extremadura
  • Segundo Píriz Durán, Reitor da Universidade da Extremadura

10h30: Pausa para café

11h00: Intervenção do naturalista Joaquín Araújo

11h15: I SESSÃO

  • Apresentação do projecto HIDRANATURA – Campus de Excelência Internacional na Gestão Eficiente dos Recursos Hidronaturais

Juan Carlos Preciado Rodríguez, Adjunto do Reitor da Universidade da Extremadura e Coordenador do projecto

12h00: II SESSÃO

  • A fortaleza hidronatural da Extremadura
  •  

12h45: III SESSÃO

  • A cooperação ao desenvolvimento desde a I+D+i em água

Jesús Sánchez Martín, investigador da área de Engenharia Química da Universidade da Extremadura, galardoado com vários prémios pela sua tese “Aplicação de produtos naturais para o tratamento de águas. Utilização em países em desenvolvimento”, dirigida por Jesús Beltrán de Heredia Alonso, catedrático da área de Engenharia Química da Universidade da Extremadura.

13h45: Almoço

Organiza: Universidade da Extremadura. Projecto HIDRANATURA – Campus de Excelência Internacional na Gestão Eficiente dos Recursos Hidronaturais.

Colaboram: Fundação San Benito, Iberdrola, Fundação Academia Europeia de Yuste e Associação de Jornalistas de Informação Ambiental de Espanha (APIA).